Provavelmente vocês já devem ter lido sobre os Lençóis Maranhenses em outros lugares. O que vale realçar aqui é seu aspecto peculiar composto por uma geografia única no mundo que são suas incontáveis lagoas cercadas de dunas por uma larga extensão de 155.000 hectares.
O primeiro impacto é realmente marcante. Algumas pessoas mais sensíveis se emocionam profundamente nesse primeiro encontro. Seja durante o dia, durante a noite com lua cheia ou com lua minguante que é outra viagem, a paisagem das dunas e lagoas intercaladas provoca emoções, contemplação e um sentimento de magnitude do universo e de nossa condição humana em tamanhas dimensões.
Além de um passeio, de uma visita turística, os Lençóis Maranhenses proporcionam uma vivência sensitiva sem precedentes. Caminhar por essa imensidão lhe coloca em contato com o que de mais original e primitivo trazemos em nós, guardado no fundo de cada um e que aqui afloram. Caminhar sobre a areia fina das dunas, banhar em suas lagoas cristalinas será uma passeio inesquecível e uma aventura muito especial.
Atins está muito próximo ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O início da morraria, como chamam os nativos, está a uma hora e meia de caminhada do povoado. Há inúmeras lagoas para se visitar nesse lado do PNLM. Dependendo do volume de chuvas do inverno anterior poderemos ter umas mais cheias que outras, mas de uma forma geral se pode visitar a Lagoa do Gavião e da Capivara. Através de veículo 4×4 se pode chega bem próximo das lagoas, com mais uma caminhada de trinta a quarenta minutos se chega a qualquer uma delas. As lagoas são a principal atração do PNLM. Cercadas de dunas elas surpreendem pelo tamanho, pela transparência de suas águas e pela beleza única de cada uma delas. Imagine um deserto permeado de lagoas cristalinas, essa será sua visão do PNLM.
Mas atenção, o nível de água das lagoas depende muito do volume pluviométrico das chuvas que acontecem no inverno, de janeiro a julho. A melhor época para quem quer ver as lagoas costuma ser de maio/junho em diante, até setembro/outubro. Se você vem exclusivamente pelas lagoas, duas recomendações: primeiro, consulte-nos para saber das condições e do volume de água antes de viajar e segundo, lembre-se que o Atins não é só “lagoas”, elas são um atrativo a mais. Qualquer época do ano você pode desfrutar de todos os outros atrativos que o povoado oferece. Atins é predominantemente Sol e Mar.
Would you like to share your thoughts?
Your email address will not be published. Required fields are marked *